Skip to content

Por que os japoneses usavam máscaras antes mesmo da pandemia?

Com a pandemia do coronavírus, uma nova peça de roupa foi incorporada ao nosso armário: a máscara. Sua função é servir como uma barreira, para que o vírus não entre em nossos organismo pelas vias aéreas (boca e nariz).

Usar máscara é uma coisa muito recente para nós, ocidentais, mas a verdade é que em países como a Japão, as pessoas já usavam máscaras no seu dia a dia desde muito antes da pandemia.

Embora a pandemia da Covid-19 seja a que tem causado mais estragos, essa não é a primeira pandemia pela qual passamos nos últimos anos: em 2003 tivemos a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) e a epidemia de gripe H1N1 em 2009. No Japão, o uso das máscaras intensificou-se de lá para cá.

Hoje em dia, para o povo da terra do sol nascente, usar máscaras é uma coisa normal. Crianças vão à escola de máscara, e adultos saem para trabalhar e cuidar de seus afazeres de máscara todos os dias.

Essa é uma realidade para a qual devemos estar preparados. Como o processo de vacinação contra a Covid-19 está seguindo um ritmo lento e inconstante, as máscaras ainda devem fazer parte da nossa vida por um bom tempo.

Pensando em tornar esse período um pouco menos frustrante, fomos descobrir porque os japoneses usavam máscaras mesmo há tanto tempo.  E descobrimos algumas curiosidades bem interessantes, que sem dúvida vão fazer você repensar a utilidade da máscara.

  • Gripes e Resfriados

A Covid-19 nos fez perceber que a máscara serve não só para proteger o usuário, mas também as outras pessoas. No Japão, quem está com uma gripe ou resfriado comum usa máscara para evitar que a doença se espalhe, principalmente em locais públicos e transportes coletivos. É uma forma de zelar pelo bem de todos.

Vivemos em um país tropical, marcado por climas bem distintos. Mas, todo brasileiro, do Oiapoque ao Chuí, já deve ter pego uma gripe. Se usar máscaras fosse um hábito recorrente por aqui, a propagação dessas doenças seria bem menor.

  • Alergias

Independente do clima, as pessoas podem ter crises de alergia por diversas razões: poeira, ácaros e pólen são algumas das que podem ser evitadas com o uso de máscaras, que filtram o ar e impedem que inalemos estes corpos minúsculos enquanto respiramos.

A primavera no Japão é terrível para pessoas que sofrem de polinose (alergia ao pólen que é liberado pelas plantas). Lá existem máscaras específicas para isso, que trazem na embalagem a indicação de que são boas para evitar o contato com os minúsculos grãozinhos.

  • Poluição

Quem vive em grandes cidades já nem nota mais, mas respiramos um ar extremamente sujo, graças aos escapamentos de milhares de carros, às chaminés das fábricas, aos incontáveis cigarros que os fumantes consomem. Quando vamos para o campo, ou para as montanhas, é que percebemos como respiramos melhor sem tanta poluição.

No Japão, a questão da poluição ainda tem alguns agravantes: para começar, o país já foi bastante castigado por terremotos (que levantam nuvens de escombros e fuligem que demoram dias para se dissipar). Além disso, em 2011 houve o acidente nuclear de Fukushima, que liberou grande quantidade de material radioativo e poluiu o solo, a água e o ar de uma grande área.

  • Timidez

Este é um uso um uso um tanto atípico para a máscara, mas que pode ajudar algumas pessoas: as mulheres japonesas são muito vaidosas, e costumam usar máscaras para esconder pequenas imperfeições no rosto, ou apenas para não serem vistas sem maquiagem.

O povo brasileiro culturalmente é muito menos acanhado que o japonês, mas é fato que a máscara pode disfarçar aquela espinha que apareceu do nada, a barba mal feita, ou outro detalhe que o usuário queira esconder!

  • Moda

Quando a máscara torna-se uma peça de uso diário, ela acaba ganhando cores, estampas e texturas para combinar com diferentes modelitos e ocasiões, e elas podem ter detalhes em ouro, cristais Swarovski, e muitos outros luxos.

Aproveitando a crescente demanda por máscaras, grifes famosas como Louis Vuitton, Buberry e Marni deram um jeito de “gourmetizar” as máscaras, incorporando-as aos seus catálogos em tempos de pandemia.

O que importa é a proteção!

Claro que a marca da máscara é só um detalhe: o importante é que ela ofereça a proteção necessária para o usuário, garantindo que ele possa respirar confortavelmente enquanto trabalha e desempenha suas atividades.

As máscaras descartáveis da SP Protection são certificadas pela Anvisa, produzidas com matéria-prima 100% nacional e passam por um rigoroso controle de qualidade. Visite a nossa loja, conheça nosso catálogo e viva com mais segurança. 😉

Compartilhe:

marketing

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar