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O poder motivacional de vestir a camisa da empresa (literalmente)

“Vestir a camisa” é uma expressão bastante conhecida em nosso país. Ela é utilizada para
descrever o ato de se dedicar plenamente a um objetivo, ilustra o empenho e a dedicação de
alguém que coloca o coração e todo seu esforço em uma atividade.
A expressão é muito dita por chefes e gestores, que esperam que seus funcionários “vistam a
camisa da empresa”. Figurativamente, isso quer dizer que eles esperam comprometimento
máximo de suas equipes.
Porém, existe também um sentido literal nessa expressão: quando uma empresa opta por um
uniforme de trabalho para seus colaboradores ela está (muitas vezes inconscientemente)
agregando valor à sua marca. E o colaborador pode se identificar com isso.

A força de um time

Quando essa identificação acontece, o colaborador passa a se sentir parte de algo maior. Há
uma sensação de pertencimento, de unidade, que é fortalecida pela ideia de que ali, todos são
tratados como iguais.
Ser “só mais um funcionário” é diferente de fazer parte de um time. Essa diferença é muito
mais ideológica do que prática, mas é facilmente perceptível no comportamento de um
colaborador.
Isso vale para a visão micro (o indivíduo), mas também para o macro (a equipe). Ter uma
equipe engajada é o sonho de qualquer gestor. Gerir pessoas motivadas, que “vestem a
camisa” é muito mais fácil, pois todos estão alinhados com os valores da empresa e
empenhados em dar o seu melhor.

Cultura organizacional

É uma questão de cultura organizacional: é do interesse da empresa que os funcionários
sintam-se bem no ambiente de trabalho. Uma equipe motivada trabalha melhor e entrega
resultados com mais qualidade.
O colaborador motivado, que “veste a camisa” da empresa, não quer ser apenas um número:
ele deseja causar impacto em sua área de atuação, estuda maneiras de melhorar seu
desempenho e está sempre buscando evoluir e se aprimorar.
Para o colaborador ter essa postura, porém, ele precisa gostar do ambiente de trabalho, da
empresa e da gestão. Aí entra um trabalho interno constante, focado em valorizar as pessoas e
fortalecer o espírito de equipe.

Dicas para gestores

Quer cativar seus funcionários desde o início para que eles trabalhem mais motivados e
satisfeitos? Separamos aqui algumas dicas para você fazer sua equipe vestir a camisa da sua
empresa:

Realize um bom treinamento: é importante que o funcionário seja bem recebido e bem
instruído sobre o que é esperado dele, para que possa tirar dúvidas e buscar sempre melhorar.

Alinhe sua equipe com as metas e projetos: não esconda o jogo da sua equipe. Para que todos
lutem juntos pelos mesmos objetivos, é importante que todos saibam pelo que estão lutando.

Estimule a interação: inimizades e intrigas não são boas para a empresa, nem para os
funcionários. Então, estimule relacionamentos saudáveis: quando se trabalha com um time
amigo, todos confiam uns nos outros e as performances melhoram.

Invista no funcionário: dê a oportunidade para o colaborador crescer e se aprimorar,
incentivando sua participação em cursos, reciclagens, palestras e workshops.

Reconhecimento: faça com que o colaborador se sinta especial pelo bom trabalho que ele
realiza. Isso pode parecer banal, mas faz toda a diferença. Ao receber estímulos positivos, ele
vai se sentir disposto a melhorar ainda mais.

Estimule a participação: você acha que os funcionários estão gostando da sua gestão?
Organize comitês ou mesmo uma simples “caixa de sugestões” para que os funcionários
possam oferecer feedbacks e opinar sobre melhorias que podem ser aplicadas.

Todas essas dicas devem ser colocadas em prática com o auxílio da equipe de RH/Gestão de
pessoas, mas sem dúvida podem fazer a diferença no dia a dia do trabalho.

E não esqueça para transformar uma equipe em um time, o uniforme é um grande diferencial!
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