
Propé
Para garantir a proteção até os pés, os propés são acessórios indispensáveis para profissionais da saúde e pacientes em lugares como hospitais, clínicas, consultórios. Práticos e solucionadores, ao serem colocados, eles intensificam a proteção de sujeiras e microrganismos levados, muitas vezes, na sola dos calçados.Na SP< Protection, temos pacote de propés com 50 pares (100 unidades) em material descartável produzido em TNT (tecido não tecido), 100% polipropileno gramatura leve, com qualidade garantida e indicados para envolver o calçado em ambientes hospitalares, ambulatoriais e clínicas médicas ou qualquer local que exija proteção evitando a contaminação dos calçados.
De acordo com a comunidade científica, a utilização do propé como barreira física é de extrema relevância, pois serve para prevenir a contaminação do chão de áreas críticas por microrganismos de áreas externas, que são carregados nas solas dos sapatos e podem ser liberados ao ambiente levando o paciente a um risco bem maior de adquirir infecções em sitio cirúrgico, prejudicando ainda mais sua saúde.
Para garantir a higienização dos pés e o uso correto dos propés, principalmente em unidades de saúde, a recomendação é que a área de retirada de propés e botas seja dividida em duas: uma parte limpa e uma na qual pode haver contato possível com outros materiais.Esse separação pode ser feita, por exemplo, com uma marca no chão por meio de uma fita adesiva.
A área limpa deve ser frequentemente higienizada e é onde as pessoas poderão pisar com calçados próprios ou descalças, dependendo da situação.
A área “suja”, por sua vez também frequentemente higienizada, é onde as pessoas irão pisar ainda com suas botas e propés.
A área limpa deve ser frequentemente higienizada e é onde as pessoas poderão pisar com calçados próprios ou descalças, dependendo da situação.
Mais recomendações para uso
É indicado o uso de um par de luvas para retirar o propé;
A retirada deve ser feita, um a um, pela ponta (sem encostar na sua roupa ou calçado), transferindo seu corpo da área suja para área limpa, pisando com o calçado na área limpa e com o propé na área suja.
O descarte deve ser feito no lixo infectante.
Após fazer a retirada das luvas, é preciso higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel imediatamente após esse procedimento.
Estrutura e Características
- Uso único e individual. Deve ser descartado após seu uso;
- Formato anatômico;
- Não libera fiapos;
- Possui elástico na boca e na sola garantindo assim uma melhor moldagem ao pé do usuário;
- Não deve ser utilizado com ausência de calçados fechados;
- Não deve ser utilizado como única proteção para os pés.