Durante a realização de procedimentos cirúrgicos, a paramentação cirúrgica desempenha um papel fundamental, uma vez…
Veja quais são as máscaras que mais protegem contra a Covid-19
As máscaras passaram a fazer parte do dia a dia e, apesar de parte da população ainda tentar ignorá-las, uma coisa é certa: elas vão continuar sendo fundamentais para a proteção, principalmente para os profissionais da saúde, que são mais expostos a doenças. Ter conhecimento sobre qual modelo e material escolher é fundamental para a prevenção. E você sabe quais são as mais eficientes? De acordo com o estudo feito por pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, publicado na revista científica “Science”, as duas mais eficazes são a N95 e a máscara cirúrgica de três camadas
O estudo comparou 14 tipos de máscaras, entre as descartáveis e as de tecido e mediu o quanto as máscaras conseguiam impedir que as gotículas expelidas por uma pessoa ao falar se espalhassem pelo ambiente. Cada máscara foi testada 10 vezes.
Confira pela ordem da mais eficiente para a menos:
1 – N95 ajustada
2 – Máscara cirúrgica de três camadas
3 – Máscara de três camadas que mistura propileno e algodão
4 – Máscara com duas camadas de polipropileno
5 – Estilo plissado de algodão de 2 camadas com mais amarrações
6 – Estilo plissado de algodão de 2 camadas amarração simples
7 – N95 com válvula
8 – Máscara de algodão de 2 camadas não plissada
9 – Uma camada de poliéster
10 – Máscara de algodão estilo plissado de algodão de 1 camada
11 – Máscara de algodão estilo plissado de algodão de 2 camadas
12 – Máscara de tricô
13 – Bandana de duas camadas
14 – polaina de pescoço.
A última colocada, inclusive é menos eficiente do que não usar máscara. Já a primeira colocada é mais recomendada para uso exclusivo dos profissionais da saúde para evitar que essa proteção falte a quem está na linha de frente no enfrentamento da pandemia. Já a máscara cirúrgica de três camadas é mais fácil de encontrar e pode ser aproveitada, além dos profissionais da saúde, também por lojas, supermercados, indústrias e outras empresas que busquem ter sempre a proteção à disposição dos colaboradores, fornecedores e clientes que precisem trocá-la ao longo do dia. Além disso, têm bom custo-benefício e podem ser vendidas em quantidade, como é o caso das opções da SP protection.
Material e ajuste
Um boa máscara precisa ter tanto um bom material quanto um ajuste confiável, o que é possível com componentes como clipe nasal, filtro e elástico nas laterais. O estudo da Universidade Duke não expôs quais as marcas dos materiais analisados, porém, uma dica importante é: verifique se elas têm registro na Anvisa, como o da SP protection.
A eficiência dessas máscaras à filtração de bactérias (BFE) é superior ≥95%. Há barreira física contra fluídos, partículas, bactérias, vírus, pólen, poluição atmosférica e sujeira.
Ficou com interesse de adquirir as máscaras? É muito simples!
Clique aqui e veja as diversas opções de cores da SP protection.
Comments (0)