A cada 46 minutos, um brasileiro tira a sua própria vida. São cerca de 13…
20 de março: o Dia Internacional da Felicidade
Você sabia que em março é celebrado o Dia Internacional da Felicidade?
O dia 20 de março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o Dia da Felicidade. Nesta data, a organização espera que as pessoas pratiquem a gratidão por tudo o que lhes faz feliz.
A escolha da data ocorreu em julho de 2012, de modo que ela passou a ser celebrada oficialmente no ano seguinte, 2013. Segundo a própria ONU, o conceito da celebração surgiu como uma “forma de reconhecer a importância da felicidade na vida das pessoas em todo o mundo”.
Com o tempo, a data tem também ganhou um viés sócio-político. Em 2015, a ONU propôs os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lista que tem como objetivo erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade social e proteger nosso planeta.
A ONU acredita que, se um dia conseguirmos resolver esses três (grandes) problemas, estaremos mais perto do bem-estar e da felicidade em nível global. Ou seja, a data também busca estimular a reflexão sobre os problemas do mundo.
Made in Butão
Curiosamente, o país que inspirou a ONU a cunhar o Dia Internacional da Felicidade foi o Butão, um pequeno país encravado nos Himalaias que fica entre a Índia e China. Talvez você não saiba, mas o Butão é reconhecido internacionalmente como “o país mais feliz do mundo”.
Como assim? O Butão leva a felicidade de seu povo muito a sério, e se esforça para “medir” os índices de felicidade das pessoas. Parece uma ideia maluca, mas eles realmente se esforçam para transformar a felicidade em algo mensurável.
A ideia por trás disso veio do 4º Rei do país, Jigme Singye Wangchuk. Em meados da década de 70, durante um discurso que se tornaria célebre, ele soltou a seguinte frase: “Felicidade Nacional Bruta é mais importante do que Produto Interno Bruto”.
A fala do rei realmente repercutiu em seus súditos: posteriormente, foi criado o Centro da Felicidade Interna Bruta, que realiza pesquisas com o intuito de “medir” a felicidade das pessoas.
A Felicidade Nacional Bruta do Butão é sustentada por quatro pilares: Preservação do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sócio-Econômico Sustentável e Equitativo, Boa Governança e Preservação e Promoção de Cultura. As decisões governamentais por lá sempre levam em consideração o impacto no índice de felicidade da nação.
O que te faz feliz?
A situação do Butão é um caso atípico no mundo – nenhum outro país tenta medir a felicidade do seu povo. Porém, mesmo em tempos difíceis, como esta pandemia pela qual estamos passando, precisamos encontrar, no dia a dia, coisas que nos ajudem a ser feliz.
Como você deve saber, a felicidade não vem de dinheiro, posses ou bens acumulados. A felicidade está nas pequenas coisas. Levar um café na cama para quem amamos. O sorriso inocente de uma criança. Um almoço em família. Uma mensagem inesperada de alguém especial.
Felicidade também tem a ver com fazer o bem: ajudar a quem precisa comprovadamente libera altas doses de endorfina em nosso organismo. A endorfina é o hormônio do bem-estar, e está diretamente relacionada com nossa felicidade.
Felicidade também pode envolver encontros, abraços, beijos e tapinhas nas costas. Mas no momento, é cuidado, é cuidar de quem amamos. Se nossas famílias e amigos estão longe, mas com saúde, é motivo mais do que suficiente para sermos gratos.
Nós, do grupo SP Institucional, estamos fazendo a nossa parte para garantir a segurança das pessoas. Nos faz feliz saber que nossos produtos estão ajudando a proteger milhares de pessoas, incluindo profissionais da saúde que estão na linha de frente.
Queremos que você seja feliz com economia: use o cupom SPFELICIDADE em nossa loja virtual, ganhe 15% de desconto em suas compras e ajude a preservar a saúde e a felicidade de quem você ama!
Cupom válido até 04/04/2021
Comments (0)