Skip to content

Vacinas: proteção e cuidado há mais de 200 anos

Um dos assuntos mais comentados dos últimos meses tem sido a vacinação contra a Covid-19, e o tema ressurgiu a discussão sobre a importância das vacinas na vida dos seres humanos.

A primeira vacina surgiu em 1798 e foi resultado de pesquisas científicas realizadas pelo médico inglês Edward Jenner sobre a varíola. O nome “vacina” faz referência à varíola bovina estudada por Edward há mais de 200 anos. Desde então, muitas vacinas foram inventadas e seguem preceitos diferentes umas das outras.

O que são vacinas?

As vacinas geralmente contêm partes enfraquecidas ou inativadas de um determinado organismo, que faz com que o corpo desenvolva uma resposta imune. O corpo responde ao agente patogênico com a formação de anticorpos, e são exatamente esses anticorpos que agem como soldados na defesa do nosso próprio corpo.

Algumas dessas vacinas produzidas precisam de doses de reforço, ou seja, precisam de segundas ou terceiras doses. Isso acontece porque a produção de anticorpos não é suficiente com apenas uma dose, e aí a produção de anticorpos precisa ser completada ao longo da via.

Em outras vezes, a vacina é anual, como a da gripe, por exemplo, que precisa de reforços anuais para combater variantes do vírus em circulação. Leia mais https://saude.abril.com.br/blog/cientistas-explicam/virus-da-gripe-por-que-todo-ano-temos-uma-luta-e-uma-vacina-diferente/

Vacina contra Covid-19

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todas as pessoas com idade vacinal possível contra a Covid se vacinem o mais rápido possível. No Brasil, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 18 anos sejam vacinadas até dezembro com pelo menos uma dose do imunizante.

Embora as vacinas não protejam contra a contaminação, elas são eficientes na proteção contra mortes e internações. Países que estão com índices mais altos de imunização em sua população adulta, incluindo Estados Unidos, Inglaterra e Portugal registram dia após dia uma redução drástica no número de mortes pela doença.

 Carteirinha em dia

Embora muitas pessoas estejam esperando ansiosas a vacina contra a Covid-19, é preciso também olhar a carteira de vacinação e verificar se as vacinas estão em dia. Muitas pessoas esquecem de olhar e podem contrair doenças que já tem vacina.

Isso inclui a vacina contra a gripe, que segue disponível nos postos de saúde para a população em geral. A vacina é a garantia de uma imunização eficiente contra doenças que já têm proteção garantida.

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar