Skip to content

Dia do Consumidor: conheça a origem e a importância da data

15 de março é uma data muito importante para empresas e clientes: neste dia, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, que costuma ser celebrado com uma série de ações e promoções que visam homenagear, conquistar e fidelizar clientes.

Considerando que o início do ano é uma época um pouco morna para o varejo – as pessoas geralmente ainda estão pagando suas compras da Black Friday e do Natal – as promoções e ofertas especiais do Dia do Consumidor são uma boa maneira de esquentar o comércio (para o lojista) e conseguir bons descontos (para o consumidor).

Aqui no Brasil, a data é celebrada oficialmente desde 1991, e de lá para cá cresce um pouco mais a cada ano, já sendo uma das datas mais importantes para o varejo online e offline. Mas e a origem do Dia do Consumidor, você conhece?

Origem do Dia do Consumidor

Tudo começou há quase 60 anos, no dia 15 de março de 1962. Na ocasião, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, discursava perante o Congresso dos EUA para proteger os interesses dos consumidores.

“Consumidores, por definição, somos todos nós” é a frase que iniciava o discurso de Kennedy. Uma frase poderosa e verdadeira: ao afirmar isso, o presidente da nação mais poderosa do planeta se colocou ao lado do cidadão comum. Empacotadores de mercado, enfermeiros, senadores, professores, taxistas, não importa a profissão: a partir do momento que alguém compra algo, consome algo, é um consumidor.

Em seu discurso, Kennedy afirmou que o Estado deveria fazer sua parte para proteger os consumidores de propagandas enganosas e práticas comerciais abusivas. Para isso, ele elencou alguns direitos que ele considerava essenciais, e que beneficiariam a economia norte-americana.

Os direitos defendidos por Kennedy

1) O direito à segurança: para Kennedy, o consumidor deveria ser protegido contra a comercialização de produtos prejudiciais à saúde ou à vida.

2) O direito à informação: Kennedy acreditava que o consumidor deveria ser protegido de informações falsas, propagandas enganosas ou qualquer outra prática que fosse fraudulenta ou mentirosa.  O consumidor deveria receber informações precisas e verdadeiras para fazer uma compra consciente.

3) O direito de escolha: neste tópico, Kennedy visa evitar o monopólio para garantir que o consumidor, sempre que possível, tenha acesso a uma variedade de produtos e serviços (com preços competitivos) para escolher.

4) O direito de ser ouvido: por fim, para garantir que os interesses dos consumidores fossem respeitados, o presidente norte-americano queria que eles tivessem a quem recorrer em caso de problemas. Isso incluía a formulação de políticas e órgãos específicos, bem como o tratamento justo e rápido em tribunais, se necessário.

As palavras de Kennedy repercutiram por todo o mundo, e foi a partir daquele momento que os direitos do consumidor começaram a ser efetivamente discutidos por diversos países, inclusive o Brasil.

Apesar do impacto daquele dia 15 de março de 1962, levou mais de 20 anos para que a Organização das Nações Unidas consolidasse o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor para esta data, em homenagem ao discurso do ex-presidente.

Dia do Consumidor no Brasil

Boa parte dos valores defendidos por Kennedy podem ser reconhecidos no nosso Código de Defesa do Consumidor, que foi criado em 1990 para regular as relações entre empresas comerciais, prestadoras de serviços e consumidores.

Nos diversos Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Procons) espalhados pelo país, o Código de Defesa do Consumidor é um grande aliado, uma verdadeira cartilha que ajuda a educar o consumidor e também a fiscalizar produtos e serviços oferecidos.

E, claro, aqui no Brasil a data já é sinônimo de promoções e condições especiais, e é cada vez mais lembrada pelo público. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2020, 64% dos entrevistados já ouviram falar da data, e 53% deles já aproveitaram o período para fazer compras em anos anteriores. Em 2019, as ofertas do Dia do garantiram um volume de compras 76% maior do que os outros dias do primeiro trimestre.

Ou seja, historicamente o Dia do Consumidor é sobre os direitos que todos nós temos como consumidores… mas também é um dia de economia, promoções e oportunidades imperdíveis!

Vai ter Dia do Consumidor na SP Institucional?

Claro! Fique de olho nas nossas redes sociais para conferir os descontos e condições especiais que estamos preparando para nossos clientes! Você vai gostar! 😉

Compartilhe:

marketing

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar