Skip to content

Máscaras Cirúrgicas: quais são as normas de eficiência de filtragem?

As determinações dos órgãos reguladores em relação às máscaras cirúrgicas são fundamentais para garantir a eficácia e a segurança desses dispositivos, especialmente em ambientes médico-hospitalares e em situações de potencial contaminação.

Nesse sentido, as máscaras cirúrgicas são regulamentadas por órgãos de saúde e padrões técnicos que garantem sua eficácia e segurança.

Considerando a relevância de se compreender como funciona a regulamentação da eficiência de filtragem das máscaras cirúrgicas descartáveis contra bactérias e outros micro-organismos, explicaremos sobre as normas que estabelecem a possibilidade de uso às máscaras e o processo de testes que elas passam para chegar até os usuários. Além disso, você confere duas opções de máscaras cirúrgicas descartáveis da SP< Protection.

 

Que normas regulamentam a eficiência das máscaras cirúrgicas?

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece normas, como a ABNT NBR 15052, que define requisitos para esses produtos.

Conforme as determinações, as máscaras devem ser confeccionadas em tecido não tecido (TNT) e possuir no mínimo duas camadas, sendo uma interna e outra externa.

Além disso, é necessário haver um material filtrante para conferir eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) e eficiência de filtragem de partícula (EFP).

Outros requisitos importantes são o ajuste adequado do contorno do nariz e das bochechas, a respirabilidade da máscara, que deve permitir a passagem de ar de forma confortável, a resistência dos elementos que mantêm a máscara no rosto e a não irritação da pele durante o uso prolongado da máscara.

 

Como funcionam os processos de testes das máscaras cirúrgicas?

O processo de teste das máscaras cirúrgicas, segundo a ABNT 15052, inclui a análise da Eficiência de Filtragem Bacteriana (BFE). Por meio desse teste é analisado a resistência do material da máscara à penetração bacteriana.

No BFE, uma concentração de um organismo de ensaio é bombeada por um nebulizador a uma taxa de fluxo controlada e pressão do ar fixada, resultando em gotículas de aerossol. Essas gotículas passam por um classificador de partículas e, em seguida, são direcionadas para placas de ágar.

Após 48 horas de incubação a uma temperatura conhecida, o número de colônias formadas por cada gotícula de bactéria é contado. Resultados satisfatórios devem apresentar BFE% maior ou igual a 95%. Pois, quanto mais altos forem os resultados, maior será a capacidade do material de resistir às bactérias.

Além desse teste, as máscaras devem cumprir outros requisitos, como Eficiência de Filtragem de Partículas (EFP), que avalia a retenção de partículas inertes e a eficiência de filtragem contra micro-organismos.

No mesmo sentido do primeiro teste, aqui, a eficiência é medida a partir da porcentagem. Assim, quanto maior o valor, maior será a eficácia da máscara.

 

As melhores opções de Máscaras Cirúrgicas Descartáveis estão na SP< Protection!

Quando se trata de proteger a saúde e garantir a segurança, a escolha da máscara certa desempenha um papel crucial.

A SP< Protection oferece duas opções de máscaras descartáveis de alta qualidade, cada uma projetada para atender às necessidades específicas de proteção e segurança.

Vamos conhecer essas opções e destacar suas qualidades excepcionais:

Máscara Cirúrgica Descartável Tripla Camada

A Máscara Cirúrgica Descartável Tripla Camada da SP< Protection é uma escolha confiável para proteger os usuários em diversos cenários de potencial contaminação.

Suas qualidades notáveis incluem:

  •         Proteção abrangente – essa máscara é indicada para proteger os usuários em ambientes críticos, como áreas médico-hospitalares, odontológicas, alimentícias, farmacêuticas, laboratoriais e clínicas de estética. Ela cria uma barreira eficaz contra materiais biológicos infectantes, garantindo a segurança de quem a usa e evitando a propagação de micro-organismos no ambiente.
  •         Conforto duradouro: a máscara é feita de tecido não-tecido 100% polipropileno, oferecendo conforto durante todo o uso. Além disso, possui elástico roliço e um clipe nasal para um ajuste seguro e personalizado.
  •         Segurança comprovada: a nossa Máscara Cirúrgica Descartável Tripla Camada é atóxica, não inflamável e isenta de fibras de vidro, proporcionando total tranquilidade para quem a utiliza.

Máscara Cirúrgica Antiviral 24 horas

Para aqueles que buscam uma proteção ainda mais abrangente e prolongada, a Máscara Cirúrgica Antiviral 24 horas da SP< Protection é a escolha ideal.

Suas características excepcionais incluem:

  •         Proteção Antiviral superior: esta máscara possui propriedades antivirais notáveis, que inativam o vírus SARS-COV-2 e suas variantes. Ela é comprovadamente eficaz por 24 horas, além de inibir 99,9% da atividade dos vírus Coronavírus-MHV-3 e Influenza A H1N1.
  •         Tripla Camada avançada: a Máscara Cirúrgica Antiviral 24 horas é fabricada com um tecido não-tecido tripla camada de alta qualidade (Fitesa® Shield S Phobic OE 20gsm + Fitesa® Defender Meltblown 20gsm + Fitesa® Shield S Phobic OE 20gsm), oferecendo uma proteção superior.
  •         Segurança garantida: esta máscara é atóxica, não inflamável, isenta de fibra de vidro e de uso único.

Com opções que atendem às mais rigorosas demandas de proteção e segurança, as máscaras cirúrgicas descartáveis da SP< Protection são certificadas pela ANVISA, garantindo qualidade e confiabilidade.

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Buscar